Com as pessoas a utilizarem cada vez mais os seus dispositivos móveis para navegarem na internet, tornou-se indispensável que os websites tenham um design responsivo. Dito isto, o design responsivo é um método de criação de websites que permite que um website ajuste a sua resolução e o seu conteúdo para diferentes tamanhos de ecrã e dispositivos, para que possa ser fácil de utilizar e navegar.
Neste post, vamos analisar a importância do design responsivo na criação de websites. Mais à frente neste artigo, vamos falar sobre como este pode melhorar a experiência do utilizador, como beneficia o design mobile-first e até como tem a capacidade de afectar positivamente o SEO e as taxas de conversão de qualquer website. Para além disso, vamos também destacar alguns erros recorrentes para que possam ser evitados quando se põe em prática o design responsivo e, para concluir, dar algumas dicas para garantir uma utilização eficaz deste método.
O que é design responsivo?
Como mencionámos anteriormente, o design responsivo é uma técnica que permite aos websites adaptarem a sua apresentação e conteúdo a diferentes resoluções, tamanhos de ecrã e até dispositivos. Por outras palavras, o design responsivo pode tornar um website visível em qualquer dispositivo.
O quão importante realmente é?
Há várias razões pelas quais o design responsivo é considerado uma parte essencial na criação de websites. A primeira é a melhoria da experiência do utilizador, uma vez que garante que um website não é difícil de utilizar e navegar, independentemente de o utilizador estar a utilizar um computador ou um dispositivo móvel. Além disso, o design responsivo é muito vantajoso para a optimização dos motores de busca (SEO), uma vez que os motores de busca como o Google favorecem os websites que são feitos primeiramente em compatibilidade com dispositivos móveis. Por último, aumenta as taxas de conversão, uma vez que facilita a interação dos utilizadores com o website.
Importância do design responsivo
Experiência do utilizador
O design responsivo melhora a experiência do utilizador de uma forma notável. Com ele, os websites podem ajustar a sua disposição e o seu conteúdo à resolução de qualquer dispositivo que esteja a ser utilizado, o que facilita a leitura ou a realização de qualquer tipo de ação por qualquer pessoa. Sabe-se que o design responsivo tende a melhorar a satisfação do utilizador, pode reduzir as taxas de rejeição e melhorar o tempo passado no próprio site.
Mobile-first design
Outro aspecto tão importante como a experiência do utilizador é a concepção “mobile-first“. O design “mobile-first” significa criar um website para dispositivos móveis em primeiro lugar e, em seguida, adaptá-lo a dispositivos maiores. E porque é que isto é importante, é importante tendo em conta que a utilização de dispositivos móveis tem vindo a aumentar recentemente e, como resultado, devemos criar um website tendo em conta os utilizadores de dispositivos móveis, uma vez que estes representam uma parte significativa do tráfego de um website.
Benefícios de SEO
É importante falar sobre como o design responsivo melhora e beneficia o SEO (optimização para motores de busca). Normalmente, os motores de busca como o Google tendem a favorecer os sites compatíveis com dispositivos móveis nos resultados de pesquisa, o que acontece porque proporcionam uma melhor experiência para os utilizadores móveis. Este melhora o SEO, uma vez que consolida o conteúdo de um site num único URL, facilitando assim o trabalho do motor de busca.
Aumento das taxas de conversão
As taxas de conversão são outro aspecto que o design responsivo pode afetar, neste caso o design responsivo tende a aumentá-las, por razões que já referimos anteriormente, como tornar o website mais fácil para as pessoas navegarem e completarem determinadas acções. Assim, por exemplo, um website que não seja compatível com dispositivos móveis pode desencorajar os utilizadores de realizarem essas acções, causando uma perda de oportunidades e de receitas.
Erros comuns no design responsivo
Embora a concepção reativa possa ter um impacto muito positivo num website, existem alguns erros comuns que os programadores de websites tendem a cometer e que devem, de facto, ser evitados.
Sobrecarregar a página com elementos desnecessários
Embora isto pareça ser algo básico, os programadores ainda parecem, por vezes, cometer este tipo de erro, porque se sobrecarregar uma página com demasiadas coisas, isso irá abrandar os tempos de carregamento e dificultar a navegação dos utilizadores no seu website. Assim, quando estamos a criar um website para vários dispositivos, é crucial manter um design limpo, uma vez que isso melhora a experiência do utilizador e pode levar a um maior envolvimento.
Ignorar a importância da experiência do utilizador
A experiência do utilizador não deve ser ignorada, uma vez que os sites que não são fáceis de navegar, não estão otimizados para o toque e têm menus confusos que podem levar a uma maior percentagem de taxas de rejeição e a um baixo envolvimento.
Não efectuar testes em vários dispositivos e navegadores
Um programador Web deve sempre testar o seu website em vários dispositivos e navegadores para se certificar de que funciona corretamente em todos eles. Se não o fizer, pode causar problemas como uma apresentação defeituosa, tempos de carregamento mais lentos e outros problemas de utilização.
Má implementação de imagens responsivas
Normalmente, as imagens são a maior causa de tempos de carregamento lentos num website, isto pode até ser um problema maior em dispositivos móveis. É fundamental otimizar as imagens, o que pode ser feito utilizando formatos e tamanhos de ficheiro adequados, o que pode ajudar a melhorar a experiência do utilizador e os tempos de carregamento.
Considerações finais sobre o design responsivo na criação de websites
Como já vimos, o design responsivo é um método crucial para a criação de websites. Quando os websites são concebidos para se ajustarem às necessidades dos seus utilizadores em vários dispositivos, as empresas conseguem melhorar a sua experiência de utilizador, melhorar as suas classificações de SEO e aumentar as suas taxas de conversão. Mas, apesar de tudo isto, se quisermos tirar partido de todas as suas vantagens, devemos evitar erros frequentes como os que mencionámos acima.
O design responsivo não deve ser visto como uma tendência, mas sim como um “requisito” para as empresas que pretendem ter uma presença online de sucesso. Porque, à medida que mais utilizadores acedem a websites através dos seus dispositivos móveis todos os dias, o design responsivo vai continuar a desempenhar um papel importante na criação de websites. Se dermos prioridade à experiência do utilizador, testarmos o website em vários dispositivos e evitarmos alguns erros comuns, os programadores Web poderão criar sítios Web otimizados para as necessidades dos seus utilizadores e, finalmente, obter resultados de sucesso.
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