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O impacto de SEO em imagens

Embora a criação de um texto apelativo seja muito importante, ter imagens apelativas com uma prática de SEO eficaz é capaz de levar a sua presença online a um novo patamar. Neste artigo de blog, vamos aprender a importância das práticas de SEO para imagens e vamos também partilhar alguns conceitos valiosos sobre como otimizar as imagens no seu website de forma a obter melhores classificações nos motores de busca e uma melhor experiência do utilizador.

Porque é que as práticas de imagem SEO são importantes?

Há muitas razões pelas quais as práticas de imagem SEO são tão essenciais. A primeira é que elas aumentam o apelo visual e o envolvimento do seu website. Normalmente, as imagens têm uma capacidade incrível de cativar e envolver os utilizadores, porque atraem o utilizador e incentivam-no a explorar o seu website e a consumir o seu conteúdo.Outra razão é que a optimização das suas imagens pode trazer tráfego orgânico para o seu website.

Ao implementar estas práticas de SEO, pode aumentar as hipóteses de aparecer nos resultados de pesquisa de imagens relevantes. Isto significa mais tráfego orgânico a fluir para o seu website, o que é excelente para atrair potenciais clientes ou leitores.

Por último, quando as imagens são bem otimizadas, contribuem para uma melhor experiência do utilizador. Se as suas imagens estiverem devidamente otimizadas, as mesmas levam a uma experiência de navegação perfeita. Dito isto, reduz as taxas de rejeição, porque é mais do que provável que os utilizadores fiquem e explorem mais o seu website. Em última análise, isto leva a um utilizador mais satisfeito.

Como as imagens podem influenciar o SEO do seu website

Compreender a optimização de imagens para SEO

O que é a otimização de imagens para SEO? É o processo de desenvolvimento de vários aspectos das suas imagens de forma a tornar a indexação mais fácil para os motores de busca. Este processo inclui a otimização do tamanho do ficheiro, a utilização dos formatos de ficheiro corretos e outros fatores.

A otimização de imagens tem muitos benefícios, como classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa, melhor visibilidade do site, tempos de carregamento de página mais rápidos e maior tráfego orgânico. Esta recompensa vale definitivamente o esforço!

Existem várias considerações importantes quando se fala de otimização de imagens. Por exemplo, escolher os formatos de ficheiro adequados, utilizar técnicas de compressão para reduzir o tamanho do ficheiro mantendo a qualidade e outras que garantam um desempenho óptimo da imagem.

Escolher as imagens certas e optimização de ficheiros

A relevância, o contexto e o caráter distintivo devem ser tidos em consideração ao escolher as imagens. Quando se escolhem imagens que se alinham com o conteúdo, o público-alvo e a identidade da marca, é possível maximizar o seu impacto e relevância.

Também deve ter em conta os formatos de ficheiro, a compressão e a nomenclatura. Escolha formatos de ficheiro que proporcionem um equilíbrio entre a qualidade da imagem e o tamanho do ficheiro. JPEG, PNG, GIF e SVG são alguns dos melhores formatos de ficheiro para imagens da Web.

O JPEG é um dos mais utilizados e oferece uma boa compressão para fotografias e imagens complexas. O PNG é um formato sem perdas que é mais adequado para gráficos, logótipos e imagens com arestas vivas, mas este formato de ficheiro tende a ser demasiado grande para ser utilizado num website. O GIF é bom para animações simples e o SVG é excelente para gráficos escaláveis, incluindo logotipos e ícones.

Apesar de tudo isto, o formato .WEBP é talvez o melhor formato de ficheiro para imagens da Web. Este formato foi desenvolvido pela Google e oferece compressão com e sem perdas, além de proporcionar tamanhos de ficheiro notavelmente mais pequenos em comparação com o JPEG e o PNG, mantendo ainda assim uma boa qualidade de imagem. Este formato de ficheiro tem características como a transparência e a animação. Atualmente, a maioria dos browsers suporta .WEBP nativamente, enquanto alguns mais antigos podem não suportar. Mas, nestes casos, é bom ter algumas opções de recurso ou mesmo considerar a utilização de técnicas de conversão automática. 

Por fim, não devemos esquecer a importância de nomear os ficheiros de imagem de forma adequada. Utilizar nomes de ficheiros descritivos que mostrem o conteúdo da imagem. Tudo isto é útil não só por uma questão de organização, mas também para SEO, fornecendo palavras-chave para pesquisas de imagens.

A relação entre metadados, imagens e SEO

Importância dos metadados das imagens

O texto alternativo (texto alternativo), as legendas e os títulos das imagens têm um papel essencial na oferta de contexto aos motores de busca e aos utilizadores com deficiência visual. O texto alternativo descritivo, as legendas apelativas e os títulos de imagem significativos melhoram a acessibilidade e a capacidade de descoberta.

Este tipo de texto cria uma descrição textual da imagem para utilizadores com deficiências visuais e ajuda os motores de busca a compreender o conteúdo da imagem. É importante que inclua um texto alternativo preciso e direto que descreva o conteúdo da imagem utilizando palavras-chave.

Isto melhora a acessibilidade do conteúdo e contribuirá para uma melhor SEO. As legendas também fornecem informações adicionais e contexto para as imagens, o que envolve os espectadores e oferece explicações ou mesmo pontos-chave. Os títulos das imagens, apesar de não serem visíveis na webpage, contribuem para a optimização de motores de busca (SEO) ao incluírem palavras-chave relevantes.

Posicionamento de imagens e conteúdo envolvente

O posicionamento e o alinhamento das imagens no conteúdo melhoram a atracção visual e o impacto. Ao decidir o posicionamento das imagens, deve ter em conta o envolvimento do utilizador e a legibilidade e, além disso, fornecer legendas, descrições e conteúdos escritos significativos junto das imagens para reforçar a sua relevância e impulsionar a SEO.

Sitemaps de imagens e dados estruturados

Para obter uma melhor indexação e rastreio das suas imagens, deve criar e submeter sitemaps de imagens aos motores de busca para garantir a sua visibilidade. O schema markup oferece informações adicionais sobre as imagens que pretende utilizar  tornando-as legíveis e compreensíveis para os motores de busca.

Otimização para dispositivos móveis

Uma parte importante de SEO em imagens é a otimização de imagens para dispositivos móveis. Tem de se certificar de que utiliza o tamanho certo para as imagens e utiliza o design responsivo para melhorar a experiência do utilizador e impulsionar o SEO para dispositivos móveis. Para garantir que as imagens só são carregadas quando o utilizador as consegue ver, podem ser utilizadas outras técnicas, como “lazyloading”, que melhora os tempos de carregamento da página e o desempenho geral.

Conclusão

Ao implementar estas práticas de imagem SEO, conseguirá envolver o seu público-alvo através de conteúdos visuais! Uma vez que a SEO não só eleva a posição do seu website nos resultados de pesquisa, como também melhora a experiência do utilizador e gera tráfego orgânico. Ao integrar estas estratégias aqui discutidas em qualquer website, obterá resultados significativos que vão solidificar a sua presença online e promoverão o crescimento do seu negócio.

Novo formato de imagem: WEBP
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